#RELEMBRANDO: E A ERA NOSTÁLGICA DA REDETV!

Se você que "chegou" no mundo agora acha que a RedeTV! sempre foi o que é hoje, está muito enganado. Talvez essa atual era do canal seja a mais fraca e a pior de todas. Bem, a parte boa é o 100% HD(e ainda tem 3D).
A RedeTV! nasceu com o fim da TV Manchete(que faliu e entre outras coisas, arrancou a novela "Brida" do ar), no dia 15 de novembro de 1999, desde então de propriedade de Amílcare Dallevo, que também é o presidente e Marcelo de Carvalho que é o vice-presidente do canal, sediado em Osasco, na grade São Paulo.
O início da programação foi marcado pelos programas "Superpop", "Noite Afora", "Galera
na TV", "A Casa é Sua"(hoje "A Tarde é Sua"), "Interligado", "Clube das Mulheres", "TV Fama", "Jornal da TV!", entre outros. Mas vamos então, aos momentos pra se recordar.


  • As Séries
As primeiras séries exibidas foram dois grandes clássicos, respectivamente "Jeannie, é um Gênio" e "A Feiticeira", de segunda a sexta, 13h00 e mais tarde, em outros horários.
"Jennie" saiu do ar em 2002, já a clássica comédia da bruxa Samantha(Elizabeth Montgomery), que tinha como marca, a torcidinha no nariz, saiu do ar, mas voltou por volta de 2005, à noite, na faixa das 20h30.

Outro fenômeno de audiência que passou pela RedeTV! foi a aclamada comédia "Friends". Foi exibida apenas a sua primeira temporada, já que que a série era de direito do SBT e esta a quis. Assista abaixo, um trecho da série na emissora.

A era das grandes séries foi reativada a partir de 2007, com a exibição de sucessos como "Barrados no Baile", "Dallas"(1978), "Buffy, a Caça-Vampiros" e a exibição da primeira e segunda temporada da inédita "Desperate Housewives".
Outras séries exibidas: "Andrômeda", "Zorro"(1958), "O Mundo Perdido", "Three Rivers-Hospital de Transplantes"(inédita), "Ryukendo"(inédita), "Reno 911-Uma Polícia muito Louca"(inédita), "Dexter"(inédita), "Star Trek: A Série Original".

  • As Novelas
Sem sombra de dúvidas, "Betty,a Feia" é uma verdadeiro clássico e a novela mais querida da RedeTV!, como já diz o perfil da novela no Twitter.
A estreia da novela colombiana da feia que acaba se apaixonando pelo seu chefe estreou em 2002 como a primeira novela do canal. A novela elevou ainda mais a audiência e rendeu picos de 10 pontos. Foi um fenômeno e ganhou por isso, várias reprises(como a atual). O horário era de segunda a sexta, às 20h30. Uma das reprises foi ao ar às 12h30, veja a chamada.

Outras novelas exibidas foram "Pedro, o Escamoso"(substituta da Betty) que não segurou a audiência da antecessora e rolou até flashbacks pra acabar logo.
 "Gata Selvagem", com Marlene Favela e Mario Cimarro foi exibida à tarde, em 2003 e ainda assim, foi um sucesso. A experiência com novelas latinas se encerrou com a mal sucedida e traumática exibição de "Paixões Ardentes", às 20h35, quando a partir do capítulo 60, foi retirada do ar sem seu final exibido graças à baixíssima audiência e aos dias em que zerava na audiência.

  • Experiências com dramaturgia
A RedeTV! já teve em sua programação uma novela 100% nacional, em 2002. Aproveitando o embalo das novelas infantis("Chiquititas" por exemplo), "O Sonho de Luiza" contava com a ex-Chiquitita Victoria Rocha como protagonista.
A trama(um pouco amadora e com atores desconhecidos) conta a história de uma órfã de 10 anos chamada Luiza que mora no Orfanato Santa Clara, que frequentemente recebe em seus sonhos a visita de uma linda mulher e além disso, sonha em ser cantora. Foi exibida às 09h30, em 230 capítulos.
Assista a abertura:

Outras novelas nacionais: "Caminhos da Fama", "Aventuras em Cabo Frio".

De 2004 a 2006, foi exibida a "Vila Maluca", uma sitcom que se passava em uma vila com vizinhos/personagens malucos, uma espécie de novo Chaves e séries do tipo.
Sinceramente esta é uma das atrações da RedeTV! que mais tenho saudade. Era meio tosco, mas me marcou muito. No total foram 180 episódios e eram exibidos em dois horários: 12h30 e 16h30. Assista um trecho a seguir:


Em 2000, a RedeTV! tentou fazer uma cópia deslavada de "Chaves" com a estreia da série "Miguelito". O protagonista era o Miguelito, um garoto que tinha o mesmo perfil do Chaves e a vizinhança também tinha as mesmas características. O ator chegou a ser questionado sobre a semelhança entre o tal Miguelito e o Chaves, mas ele disse que nunca havia assistido o seriado mexicano. Era exibido às 17h30.
O programa saiu do ar uma semana após sua estreia, "pois era um lixo", fato confirmado pela própria emissora. 
Assista a chamada e tire suas conclusões:

Em 2005, estreou mais uma produção nacional: a série "Mano a Mano", que rendeu 12 episódios e era exibida nos domingos, às 22h15.
Foi um projeto de uma produtora americana que queria produzir sitcoms que refletissem na realidade brasileira. No elenco, Rafael Maia e atores conhecidos como Silvio Guindane(atualmente na Record) e Juliana Alves(atualmente na Globo). Ganhou no ano seguinte uma reprise  aos sábados, às 18h30.

O ano de 2007 foi marcado pela estreia de um projeto audacioso: "Donas de Casa Desesperadas", a versão brasileira da primeira temporada da consagrada série "Desperate Housewives"(também exibida pelo canal), em 22 episódios.
No elenco, uma equipe de estrelas: Sônia Braga, Lucélia Santos, Tereza Seiblitz, Viétia Zangrandi, Franciely Freduzeski, Isadora Ribeiro, Alexandre Schumacher, Paulo Reis, Iran Malfitano, entre outros.
Para produzir a série(e assim assinar o contrato com a ABC/Disney), a RedeTV! investiu em US$ 5 milhões, além de ser toda gravada em HDTV. Todos os atores que interpretavam os filhos das protagonistas eram argentinos(porque foi gravada na Argentina), portanto dublados na exibição, o que causou estranheza.
Veja a abertura e algumas cenas abaixo.

  • Os Programas Infantis

A partir de 2006, a RedeTV! passou também a se dedicar as crianças.
De 5 de junho de 2006 até maio de 2007, era exibido por volta das 07h30, o "TV Clubinho", com desenhos voltados para crianças de 0 a 6 anos de idade, como "As Pistas de Blue", "Dora, a Aventureira", "Go, Diego, Go", "Backyardigans" e "Super Campeões". Mais tarde, o programa foi exibido também nas tardes.
Outro programa voltado para as crianças, foi o "TV Kids", desta vez com uma faixa etária alvo maior, que estreou em 6 de junho de 2006, hoje como um programa recorrente. Com a exibição de animês japoneses, dobrou a audiência da RedeTV! no horário das 18h00 e depois, ganhou outros horários na programação. Dentre os desenhos apresentados, estão "Fullmetal Alchemist", "Super Campeões", "Hunter X Hunter", "Viewtiful Joe", o sucesso "Pokémon", "Chaotic", a série "Ryukendo", "TWF - Luta Livre de Polegares", "Dinossauro Rei", "Pokémon Crônicas", "Johnny Test" e outros.
Alguns desenhos foram censurados e portanto, exibidos com cortes. Em 2008, durante um período do programa, passou a ser apresentado por Samille Araujo, a garota propaganda da Dolly.

  • Os Programas do Canal
Alguns dos programas que estão no ar até hoje desde a estreia da emissora são "TV Fama", "Superpop" e o "A Casa é Sua"(hoje "A Tarde é Sua").
Monique Evans comandava, no início da madrugada, o "Noite Afora" com conotação sexual; Luis Gasparetto comandava, no início da tarde, o "Encontro Marcado", com casos espirituais e coisas do gênero; João Klébber era o apresentador dos programas de sucesso "Eu vi na TV"(com esquetes de humor e o famoso "Teste de Fidelidade") e o "Tarde Quente"(com pegadinhas hoje reaproveitadas no "Te Peguei"), que acabou com problemas na Justiça e fez o programa sair do ar; Luisa Mell lutava pelo direito dos animais e mostrava casos de maus-tratos com finais feliz e coisas do tipo, no "Late Show" e depois "Late Show Viva Mundo"; Andréia Sorvetão, ex-Paquita, apresentou o "Galera na TV" de 1999 a 2001, onde ficava numa lanchonete, conversava com seus amigos e chamava desenhos como "Os Smurfs".

Emílio Surita e sua trupe fizeram parte de um dos maiores sucessos do canal, o "Pânico na TV", a versão televisiva do programa de rádio "Pânico" de 2003 a 2011. 
Inicialmente era exibido às 18h00(e mais tarde às 20h30 com classificação 12 anos) e depois foi reclassificada como inadequado para menores de 14 anos e exibido às 21h00. Em 23 de maio de 2010, o "Pânico na TV" se tornou o primeiro programa do mundo a fazer uma transmissão em 3D, mesmo antes dos aparelhos com essa tecnologia serem lançados no mercado. Confira o trecho de um quadro, o Momento Amy Winehouse, em 2008:

  • Os Filmes
A RedeTV! também exibiu diversos filmes, geralmente do gênero faroeste, suspense e terror, dentro das sessões "TV Magia", "TV Escolha", "TV Terror" e "Cine Total"
Assista a vinheta de filmes e séries da RedeTV! abaixo:
Em 2012,a  emissora trouxe de volta, reformulado, a sessão "Cine Total", juntamente com a "Sessão Especial", nas noites de domingo, com filmes inéditos. Mas devido ao fracasso, de baixa audiência, ficou pouco tempo no ar.

Anúncio e chamada de Estreia da RedeTV!



E esses foram os momentos e programas que a era nostálgica da RedeTV! deixou de lembranças e eu consegui juntar. Espero que tenham gostado!
____________________________________________________________
Curtiu? Do que você mais lembra? Faltou alguma coisa? Comente.
Você pode deixar um comentário e/ou compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais.
Até a próxima! =)

Comentários

  1. Realmente, é lamentável a queda de qualidade da programação da RedeTV!
    Eu me lembro bem dos primeiros anos da emissora (eu tinha 13 anos, quando entrou no ar), a programação era, na minha opinião, uma das melhores da tv aberta. Era o único canal que passava seriados clássicos (e assim começou meu vício em séries antigas hehe) e sessões de filmes comentados (por Rubens Ewald Filho, lembra?). E o "Tv Terror", que deve ter passado todos os "Sexta Feira 13"? Era bem legal... Muita gente duvida quando eu digo isso, mas, até o programa do João Kleber era bom no começo, quando ainda se chamava "Te vi na TV"... A reformulação da grade de programação que eu, aliás, muitos de nós gostaríamos que fosse feita seria um resgate dessa proposta dos anos iniciais, uma volta aos "bons tempos", mas, é óbvio que isso não vai acontecer... Fazer o quê, né?
    Enfim, ótimo post.

    ResponderExcluir
  2. É, realmente bons tempos que não voltam mais. Como o amigo acima falou: até o ''Te Vi na TV'' do João Kleber ainda era bom. Mas o extinto e saudoso TV TERROR, este sim era imbatível! Aaaah que época maravilhosa :( Hoje em dia, nem da coragem de ligar a TV !

    ResponderExcluir
  3. Gostava muito do interligado que passava as 6:30 da tarde e era reprisado as 10:00 da manhã do dia seguinte, mas o TV TERROR era a melhor atração, a que sinto mais saudades, onde passaram os filmes abaixo:

    Alucinações do Mal
    Anatomia de um Assassino
    Dia dos namorados macabro
    Massacre da Serra Elétrica 2
    Noite das Brincadeiras Mortais
    O Lado Sombrio da Lua
    Praga Infernal
    Semente do Diabo
    Pesadelo no 13º Andar
    Amityville 3
    A Picada Mortal
    Exterminador 2
    Jennifer 8- A Próxima Vítima
    O Fã– Obsessão Cega
    Sonhos de Horror
    Encontros Fatais
    Além da sequência SEXTA-FEIRA 13 onde foi exibido do 2º até o oitavo filme dessa série...

    ResponderExcluir
  4. a rede tv esta pessima atualmente, so informeciais e reliogiosos. seria muito bom que voltassem com o TV TERROR e com a TV MAGIA nas sextas e sabados as 21h e nos domingos com filmes de terror para toda familia as 12h. hoje em dia a unica coisa que preste la na rede tv e o futebol. so isso.

    ResponderExcluir
  5. A Rede TV! Já foi melhor, hoje o canal tá uma porcaria! }:(

    ResponderExcluir
  6. Parecia mesmo uma emissora interessante, mas hoje deve tá mesmo uma droga. A única coisa que me interessava era Tc Kids, que rendeu ótimos índices de audiência inclusive, com seus animes. Mas devido à negligência, acabou para miséria desta emissora cujo programa mais bem sucedido atual não dá nem metade do que Tv Kids dava.

    ResponderExcluir
  7. Saudades de Betty, a feia, e dos seriados clássicos como Zorro, Dallas, A Feiticeira etc...

    ResponderExcluir
  8. Alguém lambra da lista dos filmes do tv magia

    ResponderExcluir

Postar um comentário